fbpx

COMO FINANCIAR E VENDER O SEU FILME

Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios

O mercado audiovisual brasileiro tem vivido momentos de constantes mudanças. Nos últimos anos surgiram inúmeros recursos para financiamento, distribuição e divulgação. O entretenimento é um setor em expansão, as novas tecnologias e a convergência das mídias tornaram o público mais exigente e sagaz por novos conteúdos, causando uma reviravolta na indústria e a necessidade de entrega rápida e auto-sustentável.

Como financiar e vender seu filme

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso “Como financiar e vender o seu filme – Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios” oferece um panorama geral, do início ao fim de uma obra apresentando o cenário atual do mercado e evidenciando, principalmente, a gestão, nas fases de desenvolvimento e produção de um projeto de cinema e TV, detalhando as principais formas para financiar uma produção, bem como expoe como divulgar suas obras com mais amplitude e eficiência e gerar negócios na fase de distribuição e comercialização dos conteúdos produzidos. A partir desse curso, os alunos estarão aptos a entender e fazer uso de toda a cadeia de negócios disponível para obras audiovisuais, o que deve promover novas produções, novos negócios e agentes de mercados mais preparados para produzir, negociar direitos.

OBJETIVO DO CURSO
O objetivo geral do curso é apresentar o amplo papel do Produtor Executivo como gestor nas varias fases de uma obra e as possibilidades de negócios que podem ser aproveitadas desde a fase de financiamento até a Distribuição e Comercialização.

METODOLOGIA E SUGESTÃO DE CRONOGRAMA
A metodologia do curso é presencial, com apresentação do conteúdo, momentos de troca de experiências e alguns estudos de caso. O conteúdo do curso será apresentado em 8 encontros de 3 horas cada com carga horária Total de 24 horas.

DATAS E INVESTIMENTO:
Aula 1- 06/5 (2ºF)
Aula 2 – 08/5 (4ºF)
Aula 3 – 13/5 (2ºF)
Aula 4 – 15/5 (4ºF)
Aula 5 – 20/5 (2ºF)
Aula 6 – 22/5 (4ºF)
Aula 7 – 27/5 (2ºF)
Aula 8 – 29/5 (4ºF)
AULAS SEMPRE DAS 19:30h às 22:30h
TOTAL: 24h de curso
VALOR: R$ 2,195 ou em 3x de R$731,66

DIVISÃO DE AULAS E TEMAS A SEREM ABORDADOS

Professora: Daniela Conde
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Quem são os agentes desse mercado
– Breve histórico do mercado audiovisual Brasileiro
– Como transformar uma ideia em projeto
– A Cadeia evolutiva da ideia
– Fase da realização de uma obra

Professor: Daniela Conde
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Quais são as principais fontes de financiamento no Brasil e no mundo
– Como estabelecer um plano de financiamento para sua obra
– Como funcionam os mecanismos de renúncia fiscal
– O Fundo Setorial do Audiovisual
– Como aprovar seu projeto em leis de incentivo e editais

Professor: Daniela Conde e Gabriela Siqueira
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Como estabelecer uma estratégia comercial para seu projeto
– Formatação de projetos
– Captação de recursos
– Como abordar Players de TV e distribuidoras de cinema
– Formatação e apresentação projetos de TV – Pitching

Professor: Daniela Conde e Simone de Mendonça
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Como planejar a produção de sua obra
– Como determinar um cronograma de produção
– Modelos de orçamento
– Como orçar sua obra
– Diferenças entre orçamento e plano de produção nos diferentes
gêneros e formatos (ficção, documental, animação, curtametragem, longa-metragem e obra seriada)

Professor: Daniela Conde, Gabriela Siqueira e Simoni de Mendonça
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Qual o papel do Produtor Executivo durante a produção de uma obra
– Como manter relacionamento antes, durante e após a produção com players e patrocinadores
– Como administrar as contrapartidas
– Modelos de co-produção
– Como determinar Equity/Divisão de receitas em uma coprodução

Professor: Driano Torres
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Quais são as etapas da pós-produção
– Como planejar o workflow de pós-produção da sua obra
– Como orçar a pós-produção
– Como viabilizar a pós-produção por meio de parcerias e coproduções
– Como aproveitar melhor os prêmios de finalização

Professor: Denise Jancar
Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– O Mercado Internacional
– Distribuidores, Exibidores e o mercado das Sales Agents
– Primórdios da negociação – a cadeia do licenciamento
– Novos meios de distribuição
– Pesquisa internacional (não oferecer banana para quem procura cachecol)
– Festivais e mercados internacionais
– Networking
– Pesquisas em sites, plataformas de inscrições, revistas especializadas e Database dos Festivais e mercados
– Os Distribuidores (TVs e Exibidores) como coprodutores
– Os Exibidores de cinema com novo formato de negociação (rentall fee e SVOD)
– As Emissoras de TV – Aberta e Fechada – envolvidas na prévenda
– Novas Mídias (VOD / DVD on demand/ OTT) – a cauda longa
– As Negociações internacionais (Contrato internacional, Direitos exclusivos para exploração do titulo pela distribuidora Local e Direitos – All rights x cine/ vídeo / TV /Vod/ OTT)
– Tipos de filmes
– Status dos filmes
– Importação: Responsabilidades de cada parte; Realizador (Produtor e Diretor) com direitos, materiais, deliveries;
Distribuidor – pagamento dos materiais, P&A e distribuição Local
– Desafios e oportunidades para a difusão e distribuição de documentários e curtas- metragens no Brasil

Carga horaria: 3 horas
Conteúdo da Aula:
– Construção de audiência conceito e prática
– Estudo de casos de lançamento de curta-metragem
– Estudo de casos de lançamentos de webdocs, webseries, canais de youtube e outros conteúdos on line
– Estudo de casos de divulgação e lançamento de longametragem
– Uso de rede sociais por realizadores audiovisuais (Facebook, Instagram, Youtube, Vimeo)
– Uso de Anúncios pensando a divulgação de conteúdos audiovisuais
– SEO e adwords para realizadores e produtores audiovisuais
– Uso de mailling
– Relações Públicas participação em festivais de cinema e outros eventos – Relacionamento com jornalistas e blogueiros

RECURSOS MATERIAIS
Alem do espaço para a realização dos encontros, se faz necessário um projetor para a apresentação.

AVALIAÇÃO
Presença e participação nas aulas.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam ou se interessam em atuar na área de cinema, TV ou qualquer segmento do entretenimento Audiovisual

PROFESSORES

Daniela Conde

Formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela
Universidade Anhembi Morumbi. Tem mais de 15 anos de
experiência em produção Audiovisual e Cinema Publicitário.
Atuou no desenvolvimento de projetos e Produção Executiva na
área Audiovisual em várias Produtoras Independentes paulistas,
entre elas Ioiô Filmes, Bossa Nova Films e Damasco Filmes. Em
2011 fundou a produtora independente Carmela Conteudos com
foco no desenvolvimento e produção de projetos para cinema e
TV. Em seus últimos trabalhos como Produtora e Produtora
Executiva estão os documentários “Na Cabeça do Cachorro” e
“Soledade” e os curtas- metragens “Janaxpacha” e “The King of
Wolves”.

Denise Jancar

Com mais de 20 anos de experiência em distribuição de
conteúdos do audiovisual, é diretora da PROMOVERE,
distribuidora de conteúdos nacionais e internacionais em vários
formatos – longas e curtas metragens – em todos gêneros – ficção,
documentários, séries e novelas. Participa de festivais de cinema
(Clermont Ferrand, Alcine@Madrid, Cannes, EFM/ Berlin,
Toronto, Tokyo TIFF, Bogoshorts) e de mercados de TV (AFM,
Natpe, RCM / Rio2C, Mips, DocMontevideo, DocSP e Ventana
Sur). Coordena mercados de festivais como TWM – Brazilian Film
Festival in Toronto 2011/2012 e o Curta & Mercado – Encontro
Profissionais do Festival Internacional de Curtas-Metragens de
São Paulo 2012/ 2018.

Driano Torres

É Coordenador de Pós-Produção e Diretor cinematográfico. Especialista em pós- produção com mais de 20 anos de
experiência na área, atuando também como Diretor de Fotografia, na Direção de Arte, Edição, Composição VFX, Motion Graphics e Colorgrading. Iniciou no cinema aos 15 anos como videoassist e já passou por todas as funções em uma equipe de cinema, trabalhando com os melhores diretores de cena do País. A experiência nas várias funções e fases de uma produção lhe proporcionou uma visão ampla e completa das necessidades de uma obra.
Em produção publicitária trabalhou como Finalizador e Supervisor de Pós-Produção para várias empresas como Barry Company, IconoClast, Yourmama, Saigon Filmes, Spray Filmes, Popcon, Movie Art, Landia e clientes como Jhonson & Jhonson, Bradesco, Danone, Procter & Gamble, Adidas, entre outros. Também atuou como Finalizador da série documental “Quebrando Tabu” e como Diretor de Fotografia dos documentários Na Cabeça do Cachorro e Soledade.

Daniela Conde

Formado em Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC, com
Formação Complementar pela Locarno Academy São Paulo
(2018) – especialização em marketing, vendas e distribuição
audiovisual, pela EAVE Marketing workshop – Especialização de
marketing para cinema realizada no EAVE Luxemburgo e pela
Berlinale Talents – Berlinale Film Festival – Estúdio de Distribuição
(2014) – especialização em marketing e distribuição de cinema
realizada durante o festival de cinema de Berlim. Nos últimos
cinco anos, trabalhou como estrategista de comunicação digital,
planejando e realizando as campanhas de marketing digital no
lançamento de mais de cinquenta filmes brasileiros. Dirigiu os
curtas-metragens POLIAMOR e LEVE-ME PRA SAIR. Trabalhou
como produtor e pesquisador no IN- EDIT BRASIL – Festival
Internacional do documentário musical 2011, 2010 e 2009
ajudando a compor a seleção do festival. Como Direção de
Produção em cinema atuou nos curtas-metragens: ASFIXIA,
CHAPÔ, TALVEZ ROCKSTAR e PENSADOR. É integrante do
LUMIKA, coletivo que produz conteúdo sobre diversidade sexual
e de gênero para o público jovem.

Simoni de Mendonça

Publicitária e formada pela escola francesa ESRA, pelo curso de Formação do Mercado Cinematográfico e Audiovisual, atua há mais 20 anos na área de entretenimento e cultura.

Em 2003 fundou a Ioio Filmes, atualmente chamada Intro Pictures, produtora pela qual produziu e lançou mais de 18 curtas-metragens, todos reconhecidos e premiados nos principais festivais de cinema do mundo, incluindo 4 seleções oficiais na Semana da Crítica do Festival de Cannes e prêmio de Melhor Roteiro para o filme “Alguma Coisa Assim”, em 2006. Produziu as séries “Tudo O Que É Sólido Pode Derreter”, programa infanto-juvenil, exibido pela TV Cultura, a série “Queda Livre”, em coprodução com a Turner – canal Infinito, “Base Aliada” e “Descontroladas”, programas de comportamento, e “Cozinha Prática” programa de culinária, ambos para o canal GNT. Também atuou como Produtora e Produtora Executiva das séries “Expedição Xingu” – programa para o FANTÁSTICO e “Bondinho do Pão de Açúcar” documentário produzido para a Rede Globo e “BreakOut Brasil”, reality de música para o canal Sony Spin.
Recentemente produziu a série de ficção “Pacto de sangue”
exibido pelo Canal Space, a série documental “Brasil Folclore”
para o canal CineBrasil TV e a série de gastronomia “Receitas
em Série com Isadora Becker” para o canal Sony. É a atual
presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de
São Paulo – Siaesp para o triênio 2018/2021, do qual faz parte do
corpo diretor há 12 anos.

Gabriela Siqueira

Formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi e em Teatro, pela Escola Recriarte, iniciou a sua vida profissional como atendimento publicitário em 2001, na Botelho Publicidade, com foco em contas de varejo. Atua como Executiva de Negócios na área de eventos e publicidade e é captadora de recursos em projetos culturais.

AGENDE SEU PROCESSO SELETIVO

Realize seu agendamento

ESTRUTURA DE ENSINO

Conheça os bastidores do nosso curso Escola de Cinema

WhatsApp chat