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CURSO DE ATUAÇÃO E DIREÇÃO – LAFILM

SOBRE O CURSO DE ATUAÇÃO E DIREÇÃO

Criado e organizado na Rússia por Konstantin Stanislavsky e popularizado mundialmente pelo Actors Studio de Nova Iorque, o “Sistema/Método de Stanislavsky” é um dos mais utilizados, eficazes e complexos sistemas de treinamentos para atores.

Amplamente divulgado e imortalizado por atores como Marlon Brando, Meryl Streep, Daniel Day Lewis, Ellen Burstyn, Dustin Hoffman, Al Pacino, Sean Penn, Johnny Depp, Viola Davis, Heath Ledger, dentre outras grandes lendas da tela e do teatro, o sistema de Stanislavsky tem como objetivo entregar aos atores ferramentas práticas e tangíveis para construção de personagens complexos e únicos forjando performances memoráveis e ousadas, não dependendo de perfil ou sorte para tal e se adaptando às mais diferentes linguagens e mídias.

CORPO DOCENTE REGULAR

TRISTAN ARONOVICH, MFA
Sócio fundador do LAFilm

Tristan Aronovich é um ator, músico e cineasta premiado internacionalmente. Seus últimos projetos foram lançados por gigantes do cinema como SONY, FOX, Warner, Paramount dentre outros além de uma nomeação como finalista ao Oscar® 2016 para representar o Brasil com o longa metragem “Alguém Qualquer”, filme que lhe rendeu elogios de crítica. Seu trabalho como ator foi classificado como “…digno de Charles Chaplin…” (O Estado de SP), “…impecável, excepcional…” (Globo News) e “…digno de um Oscar…” Chekhov Studio International). Estudou, sempre como convidado com bolsa integral, na Harvard University, Stetson University, Arizona State University, California Institute of The Arts (CalArts) e Savannah College of Art and Design (SCAD). Conquistou prêmios como ator, cineasta e músico no mundo inteiro incluindo “Excelência em Cinema” (Canadá International Film Festival), “Gold Award” e “Grande Vencendor” (Califórnia Film Awards), “Prêmio Humanitário” (Sedona International Film Festival), “Melhor Filme” (Logan International Film Festival) além de prêmios nos prestigiosos Guitar Foundation of America (EUA), Berklee Open Music Festival (EUA) e Simone Salmaso Competition (Itália). Até o ano de 2017, realizou sete filmes de longa- metragem além de dezenas de curtas, videoclipes e documentários nos EUA e Brasil. O DVD dirigido por Tristan Aronovich “Nasi: Vivo Na Cena” conquistou uma indicação ao Grammy®latino. Ministrou aulas na Arizona State University, Califórnia Institute of The Arts, USP (Universidade de São Paulo), Faculdade Belas Artes e Faculdade Mauricio de Nassau. É diretor e professor do Latin American Film Institute (www.lafilm.com.br) e autor dos livros “Fazendo Cinema” e “A Bíblia do Cinema Independente”, ambos publicados pela Editora Criativo. É colunista regular da Zoom Magazine há 10 anos. Atualmente reside entre EUA e Brasil.

THIAGO CARVALHO
Coordenador do Institute Stanislavsky, Sócio do LAFilm.

Ator e Cineasta formado pelo Instituto Stanislavsky, INDAC escola de atores, e Latin American Film Institute. Estudou também Filosofia na UNIFESP e cinema na SCAD (Savannah-EUA) Fundador do Método-Recife, ministrou cursos e formou dezenas de atores e cineastas no Nordeste do país. Como ator participou dezenas de peças teatrais, 5 filmes de longa metragem e fez participações em seriados de TV. Como cineasta dirigiu e produziu Pilotos, curtas metragens e longas metragens. Especialista em Method-Acting (técnicas Meisner, Adler, Chekhov e Stanislavsky), dirigiu peças em São Paulo e em Recife e preparou atores (Coach) para filmes e testes. Recebeu indicações de melhor série e melhor roteiro de ação no maior festival de séries do Brasil em 2018. Riowebfest. Possui cartas de recomendação de grandes nomes do cinema e performance de Hollywood.

TAMARA COHEN
Atriz e diretora formada pelo Latin American Film Institute – Instituto Stanislavsky.

Estudou atuação em instituições como o tradicional grupo carioca O Tablado, a Casa de Artes de Laranjeiras, SENAC SP e Célia Helena Centro de Artes e Educação. Também cursou Letras na UFRJ e é pupila da Professora e Dra. Silvia Pinho, especialista em fisiologia da voz cantada e falada, tendo feito coaching de canto também com o Maestro Marconi Araújo e Paula Capovilla. Como atriz, tem diversos curtas-metragens e peças. E já foi publicada em uma coletânea de escritores pela editora NeteBooks. Atualmente é diretora do Núcleo Profissional, professora de direção e atuação, diretora de arte e é uma das produtoras da Websérie D.O.D. (Derek, Operação D`urso), ambos do LAFilm.

GRADE CURRICULAR RESUMIDA E CORPO DOCENTE

SEMESTRE I e II (Carga Horária: 357 horas)

  • Introdução à História do Teatro
  • Introdução à História do “Sistema de Stanislavsky” e suas ramificações nos EUA e Europa
  • Escolas derivadas: Adler, Chekhov, Meisner, Strasberg
  • Apresentação conceitual completa do “Sistema” de Stanislavsky: A preparação interna do ator
  • O corpo plástico: pratica física para controle de caracterizações
  • Ritmo e Performance
  • Caracterizações físicas e psicológicas: prática
  • Pratica de Laboratório, pesquisa e gênese da Personagem
  • Fisiologia vocal: compreendendo e manipulando a voz do ator e da personagem
  • Vivência e Demonstração de personagens
  • Prática de Circunstâncias Dadas e “Se” Mágico
  • Compreendendo as Estratégias de Ação e padrões de Comportamento
  • Compreendendo e explorando o “Quem, Onde, Quando, O quê?”
  • O processo do Improviso na Personagem
  • Jogos de Animalização
  • Explorando a memória sensorial (manipulação de sentidos e idades)
  • Psicologia Analítica: compreensão de patologias e arquétipos para construção da Personagem
  • Introdução à Técnica Adler: discussões temáticas e apropriação de ideias
  • Introdução à Técnica Meisner: Fluxo Orgânico através do Jogo da Repetição (jogo básico, jogo
  • com ponto de vista, jogo com variação)
  • Adler e Meisner básicos para explorar Objetivos em cena, Relacionamentos e Lugares
  • Introdução à técnica Chekhov: Leading Questions – a imersão na personagem
  • Stage Combat: violência cênica e coreografia de lutas
  • Introdução à Esgrima
  • Introdução à Yoga
  • Workshop para compreensão de workflow e dinâmica de trabalho em estúdio de televisão
  • Abordando o Texto: Mapeamento e Partitura
  • Compreensão da Linha Direta de Ação
  • Compreensão da divisão da Obra em Unidades
  • O improviso como processo
  • Utilização de Improvisos e cenas análogas
  • Utilização de Palavras chave para transição de volta ao texto em cena, Relacionamentos e Lugares
  • Introdução à técnica Chekhov: Leading Questions – a imersão na personagem
  • Stage Combat: violência cênica e coreografia de lutas
  • Introdução à Esgrima
  • Introdução à Yoga
  • Introdução a técnica Feldenkrais
  • Introdução a técnica Klaus Vianna
  • Workshop para compreensão de workflow e dinâmica de trabalho em estúdio de televisão
  • Abordando o Texto: Mapeamento e Partitura
  • Compreensão da Linha Direta de Ação
  • Compreensão da divisão da Obra em Unidades
  • O improviso como processo
  • Utilização de Improvisos e cenas análogas
  • Utilização de Palavras chave para transição de volta ao texto
  • Comunicação entre Diretores e Atores
  • Workshops de Cenas I e II
  • Cena I: Repertório contemporâneo, Teatro ou Cinema
  • Cena II: Repertório clássico
  • Participação em filmes de curta-metragem realizados pelos alunos da Escola de Cinema ou do MBA em Cinema.
  • Aprofundando em Stanislavsky e explorando o processo de Análise Ativa
  • Circunstâncias Dadas, “Se Mágico”, Verdade em Cena, Pesquisa e improviso
  • Ritmo Avançado para caracterização de personagens
  • Jogo da Repetição com POV
  • Jogo da Repetição com FP
  • Jogo da Repetição com Variação
  • Atividade Independente
  • “Knock on the Door”
  • Preparação de Monólogos
  • Apropriação de idéias e valores
  • Projeção Visual e Espacial
  • Memória das Ações Físicas
  • Memória Muscular
  • Estudos solo de Imaginação
  • Estudos em dupla e grupos de Imaginação
  • Justificativas (claras e escuras)
  • Personalização de Objetos e Figurinos
  • Introdução conceitual
  • A presença do Ator e a exploração lúdica
  • Explorando o corpo energético
  • Explorando as Atmosferas
  • Qualidade dos gestos
  • O corpo ridículo
  • Os elementos na caracterização
  • Polaridades opostas: contração e expansão
  • O Gesto Psicológico
  • O Palácio da Beleza e Sentimento do Todo
  • Cordões Energéticos para relação entre personagens
  • A Abordagem de Strasberg
  • A Abordagem de Vakhtangov
  • A Abordagem de Demidov
  • A Abordagem de Meyerhold
  • Aprofundando a Fisiologia Vocal
  • Workshop de Cenas I, II e III IV
  • Workshop de Monólogos
  • Participação em filmes de curta-metragem/webséries e ou longas metragens realizados pelos alunos da Escola de Cinema ou do MBA em Cinema.
  • Analisando obras do repertório clássico, realista e contemporâneo.
  • Identificando a Linha Direta de Ação, unidades, superobjetivo das obras.
  • De Plínio Marcos à Arthur Miller e Shakespeare: o processo do Ator e a partitura do texto
  • Formatação de projetos artísticos, business plan, e pitching.
  • Direção, Linguagem, Direção de arte. A concepção de um filme.
  • Dramático x épico. Gregos, Clássicos, Brecht, Teatro burguês e contemporâneo.
  •                 Atividades culturais
  •                 Feedbacks individuais
  •                 Acompanhamento acadêmico.
  • Konstantin Stanislavsky:
  • A Preparação do Ator
  • A Construção da personagem
  • A Criação de um Papel
  • Robert Lewis:
  • Método ou Loucura
  • Michael Chekhov:
  • On the technique of Acting
  • Stella Adler:
  • On the Art of Acting
  • Sanford Meisner:
  • On Acting
  • Tristan Aronovich:
  • Fazendo Cinema
  • A Bíblia do Cinema

INVESTIMENTO

R$ 6.500 por módulo, ou 6x R$ 1.083,00.

Primeiro modulo 15 de agosto a 17 de dezembro – terças e quintas
Segundo módulo 5 de agosto a 18 de dezembro – segundas e quartas

RICA MANTOANELLI, SBT

Há mais de 10 anos no SBT, dirigiu vários programas na linha de show, como “Ídolos”, “Qual é o Seu Talento?”, “Se Ela Dança, Eu Danço”, “Astros” e “Cante Se puder”. Desde 2013 está na Teledramaturgia, onde consagrou-se como um dos diretores da novela “Chiquititas” e Diretor Geral da série “Patrulha Salvadora”, spin off da novela “Carrossel” além dos sucessos “Carinha de Anjo” e “Cúmplices de um Resgate”. Criou a “Academia de TV no SBT”, espaço dedicado a debater temas específicos do universo da televisão. Recentemente finalizou o documentário “John Lennon da Silva – o Real e o Reality” trabalho de conclusão de curso de Cinema Documentário da FGV. Ex-aluno do Latin American Film Institute (Escola de Cinema e instituto Stanislavsky). Formado em publicidade, sempre trabalhou com imagens em movimento.

ARIEL MOSHE

Ator, diretor, professor, é natural de São Paulo, Capital, onde estudou Arquitetura, Artes Cênicas e Educação Artística. Morou em Paris, Roma e Buenos Aires, onde estudou e trabalhou com teatro, televisão, música e canto. Com mais de 30 peças no currículo, e diversos filmes, novelas e seriados, Ariel recebeu prêmios de melhor ator e melhor ator coadjuvante. Ao completar 40 anos de carreira como ator e diretor de teatro, televisão e cinema, ministra aulas de interpretação, história do teatro e técnica vocal, tendo desenvolvido um livro, ainda inédito, sobre voz-dicção e interpretação vocal para estudantes e profissionais das áreas de comunicações. Atualmente no SBT, preparou e dirigiu o elenco de Patrulha Salvadora”, “Chiquititas”, “Ralé”, “O Panaca”, “Carrossel”,“Foi Bom Meu Bem”, “A Noite Dos Desesperados”, entre outros.

PROFESSORES CONVIDADOS:

José Maria Carvalho – Especialista em Dança-teatro Butoh e Feldenkrais.
Talia Armani – Psicóloga, atriz e cantora.
Marinês Callori – Especialista em técnica Klaus Vianna.
Carlos Cesar – Mestre de Kung fu, ator e especialista em Stage Combat.
Márcio Marchetti – Ator e especialista em Yoga.
Gabriel Mathias – Cantor, preparador vocal.

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