fbpx

Oficina de Crítica Cinematográficas Lafilm

Donny Correia

Mestre e Doutor em Estética e História da Arte pela USP. Crítico de cinema e pesquisa as relações dele como a evolução das vanguardas históricas na arte.

  • Data:  15 de Março a 24 de Maio
  • Encontros: 10
  • Sextas-Feiras das 19h30 às 21h30
  • Valor: R$ 650,00

Sobre a Oficina

A Workshop de Crítica Cinematográfica da Lafilm será ministrada pelo Doutor em Estética e História da Arte, Donny Correia, entre os dias 15 de Março a 24 de Maio. As inscrições são feitas através do formulário abaixo.

História do Cinema como História da Arte

De todos os fenômenos culturais surgidos no século XX, talvez o cinema tenha sido o mais expressivo, se levarmos em conta alguns motivos que corroboraram com sua imediata aceitação e poder de fascínio. Em primeiro lugar temos de levar em conta a crise da arte figurativa, que culminou no movimento Impressionista na pintura, e os movimentos estéticos seguintes como o Cubismo e o Expressionismo, que hoje nos servem como retrato da mente do homem moderno. Depois, com o rápido desenvolvimento do cinema de entretenimento com Thomas Edison e George Meliés, artistas das vanguardas dadaístas e surrealistas perceberam o potencial técnico para a exploração artística e filosófica do novo meio. Como técnica genuinamente nascida na modernidade, o cinema é o espelho da ascensão e da queda dos ideais modernistas que nos transformou naquilo que Walter Benjamin chamou de “homens da multidão”. Este curso fará um passeio que vai desde a confluência do cinema com o Impressionismo, no final do século XIX, até o final da década de 1960, quando as artes performáticas aparecem na tela grande, rompendo os limites do filme e das demais formas de expressão.

Oficina: Crítica e Teoria do Cinema

Desde os seus primeiros anos, o cinema atraiu o olhar curioso de psicólogos, filósofos e outros estudiosos. O livro volume dedicado a um estudo do filme e seus efeitos estéticos e fisiológicos no espectador foi escrito em 1916, por Hugo Munsterberg. A partir de então, diversos outros estudos seminais vieram corroborar para o crescimento do Cinema como arte.
Esta oficina visa a apresentar ao aluno um panorama das principais teorias do cinema, bem como transmitir algumas ferramentas necessárias para o entendimento e a escrita da crítica de um filme. De caráter prático, os encontros visam a estimular o participante a pensar o cinema para além do mero entretenimento e encorajá-lo a praticar a crítica cinematográfica com critério e conhecimento de causa.

INSCRIÇÃO PARA O WORKSHOP

Preencha as informações para inscrição.