Da Ideia ao Licenciamento - Como financiar e vender seu filme. - LaFilm

Da Ideia ao Licenciamento

Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios

O mercado audiovisual brasileiro tem vivido momentos de constantes mudanças. Nos últimos anos surgiram inúmeros recursos para financiamento, distribuição e divulgação. O entretenimento é um setor em expansão, as novas tecnologias e a convergência das mídias tornaram o público mais exigente e sagaz por novos conteúdos, causando uma reviravolta na indústria e a necessidade de entrega rápida e auto-sustentável.

Da Ideia ao Licenciamento - Como financiar e vender seu filme.

Produção executiva e distribuição:  Audiovisual como foco em negócios!

O curso Da ideia ao licenciamento – Produção Executiva e Distribuição Audiovisual com Foco em Negócios oferece um panorama geral, do início ao fim de uma obra, apresentando o cenário atual do mercado, focando na gestão, nas fases de desenvolvimento e produção de um projeto de cinema e TV, detalhando as principais formas para financiar uma produção. E ainda difundir suas obras com mais amplitude e eficiência, gerar negócios na fase de distribuição e comercialização dos conteúdos produzidos.

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar o amplo papel do Produtor Executivo como gestor nas varias fases de uma obra e as possibilidades de negócios que podem ser aproveitadas desde a fase de financiamento até a Distribuição e Comercialização.

METODOLOGIA E SUGESTÃO DE CRONOGRAMA
A metodologia do curso é presencial, com apresentação do conteúdo, momentos de troca de experiências e alguns estudos de caso. O conteúdo do curso será apresentado em 8 encontros de 3 horas cada com carga horária Total de 24 horas.

Dias : 21/10, 23/10, 28/10, 30/10, 4/11, 6/11, 11/11 e 13/11 de 2019.

Horário das aulas: das 19:30h às 22:30h.

Divisão de aulas e temas a serem abordados

Data: 21/10/2019
Professor: Daniela Conde

Conteúdo da Aula:
– Quem são os agentes desse mercado
– Breve histórico do mercado audiovisual Brasileiro
– Como transformar uma ideia em projeto
– A Cadeia evolutiva da ideia
– Fase da realização de uma obra

Data: 23/10/2019
Professor: Daniela Conde
Conteúdo da Aula:
– Quais são as principais fontes de financiamento no Brasil e no mundo
– Como estabelecer um plano de financiamento para sua obra
– Como funcionam os mecanismos de renúncia fiscal
– O Fundo Setorial do Audiovisual
– Como aprovar seu projeto em leis de incentivo e editais

Data: 28/10/2019
Professor: Gabriela Siqueira
Conteúdo da Aula:
– Vantagens e desvantagens de se ter um captador de recursos
– Tipos de captação de recursos
– Formatação e apresentação dos projetos
– Como estabelecer uma estratégia de captação
– Como criar contrapartidas
– Fit com as marcas

Data: 30/10/2019
Professor: Daniela Conde
Conteúdo da Aula:
– Como abordar Players de TV e distribuidoras de cinema
– Formatação e apresentação projetos de TV
– Pitching
– Qual o papel do Produtor Executivo durante a produção de uma obra
– Como manter relacionamento antes, durante e após a produção, com players e patrocinadores
– Como administrar as contrapartidas
– Modelos de coprodução
– Como determinar Equity/Divisão de receitas em uma coprodução

Data: 4/11/2019
Professor: Simoni de Mendonça
– Como planejar a produção de sua obra
– Como determinar um cronograma de produção
– Modelos de orçamento
– Como orçar sua obra
– Diferenças entre orçamento e plano de produção nos diferentes gêneros e formatos (ficção, documental, animação, curta-metragem, longa-metragem e obra seriada)

Data: 6/11/2019
Professor: Driano Torres
– Quais são as etapas da pós-produção
– Como planejar o workflow de pós-produção da sua obra
– Como orçar a pós-produção
– Como viabilizar a pós-produção por meio de parcerias e coproduções

Data: 6/11/2019
Professor: Denise Jancar
– O Mercado Internacional
– Distribuidores, Exibidores e o mercado de Sales Agents
– Primórdios da negociação – a cadeia do licenciamento
– Novos meios de distribuição
– Festivais e mercados internacionais

Data: 11/11/2019
Professor: Denise Jancar
– Pesquisa internacional (não oferecer banana para quem procura cachecol). Pesquisas em sites, plataformas de inscrições, revistas especializadas e Database dos Festivais e mercados
– Networking
– Os Distribuidores (TVs e Exibidores) como coprodutores
– Os Exibidores de cinema com novo formato de negociação (rentall fee e SVOD)
– As Emissoras de TV – Aberta e Fechada – envolvidas na pré-venda
– Novas Mídias (VOD / DVD on demand/ OTT) – a cauda longa
– As Negociações internacionais (contrato internacional, direitos exclusivos para exploração do titulo pela distribuidora Local e Direitos – All rights x cine/ vídeo / TV /Vod/ OTT)
– Tipos de filmes
– Status dos filmes
– Importação/ Responsabilidades de cada parte: Realizador (Produtor e Diretor) com direitos, materiais, deliveries e Distribuidor – pagamento dos materiais, P&A e distribuição Local
– Desafios e oportunidades para a difusão e distribuição de documentários e curtas-metragens no Brasil

Data: 13/11/2019
Professor: Zé Agripino
– Construção de audiência conceito e prática
– Estudo de casos de lançamento de curta-metragem
– Estudo de casos de lançamentos de webdocs, webseries, canais de youtube e outros conteúdos on line
– Estudo de casos de divulgação e lançamento de longa-metragem
– Uso de rede sociais por realizadores audiovisuais (Facebook, Instagram, You¬tube, Vimeo)
– Uso de Anúncios pensando a divulgação de conteúdos audiovisuais
– SEO e adwords para realizadores e produtores audiovisuais
– Uso de mailling
– Relações Públicas participação em festivais de cinema e outros eventos
– Relacionamento com jornalistas e blogueiros

RECURSOS MATERIAIS
Alem do espaço para a realização dos encontros, se faz necessário um projetor para a apresentação.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais que atuam ou se interessam em atuar na área de cinema, TV ou qualquer segmento do entretenimento Audiovisual

SOBRE OS PROFESSORES

Daniela Conde

– Especialista em desenvolvimento e financiamento de projetos Audiovisuais.

– Sócia-fundadora da produtora independente Carmela Conteúdos.

– Produtora dos documentários “Na Cabeça do Cachorro” e “Soledade” e dos curtas-metragens “Janaxpacha”, “The King of Wolves” e “Telefone sem Fio”.

– Há 6 anos leciona em cursos livres de formação em financiamento audiovisual e Produção Executiva e em 2019 integrou o corpo docente do curso de MBA em Cinema promovido pela LA Film.

Denise Jancar

– Diretora da distribuidora Promovere, frequentadora de mercados e festivais internacionais há mais de 20 anos.

– Produtora de rodadas de negócios –  encontros entre realizadores e players.

Gabriela Siqueira

– Captadora de recursos e produtora de projetos culturais, esportivos e corporativos (“Maquiavel” e “Eu”).

– Experiência de mais de 15 anos atuando como executiva de contas e novos negócios em agências de publicidade.

Simoni de Mendonça

– Produtora audiovisual, atua há mais 20 anos na área de entretenimento e cultura.

– Sócia da Intro Pictures, onde produziu e lançou 18 curtas-metragens e mais de 10 séries para TV.

–  Atual presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo – Siaesp.

Zé Agripino

– Estrategista de comunicação e marketing digital para audiovisual.

– Trabalhou no lançamento de mais de 50 filmes nos últimos 5 anos, como :  Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, e “ Que Horas Ela Volta”.

– Especialização em marketing e distribuição no Locarno Academy São Paulo (do festival de cinema de Locarno), no EAVE — European Audiovisual Entrepreneurs, e no Berlinale Talents (Festival de Cinema de Berlim).

INSCRIÇÕES ONLINE

AGENDE SEU PROCESSO SELETIVO

Realize seu agendamento

ESTRUTURA DE ENSINO

Conheça os bastidores do nosso curso Escola de Cinema

WhatsApp chat